Em um dos trechos do livro “O Jovem Instruído”, Dom Bosco propõe 7 temas de reflexão para serem usados em meditações diárias durante uma semana.
Ele mesmo explica a sua motivação: "Como tenho um grande desejo de que todos os dias façais um pouco de leitura espiritual, e considerando que nem todos dispõem de livros para essa finalidade, aqui vos apresento sete breves considerações, distribuídas ao longo dos dias da semana".
No livro ele apresenta uma pequena oração inicial a ser feita sempre no início e seguem-se os textos das meditações.
A primeira é sobre o fim do homem e fala da importância de ter clareza de fé quanto ao fim último para o qual todos somos chamados. Em seguida, propõe o tema do pecado mortal como uma atitude de virar as costas, de desprezar a graça e a amizade de Deus que nos criou por amor e nos cumulou com todos os bens. Depois ele fala sobre a morte no sentido de aceitarmos de maneira construtiva a nossa própria finitude. Sobre o Juízo, o acento é dado no senso da responsabilidade pessoal; Um dia de meditação só sobre o inferno e outro sobre as penas eternas. E, finalmente, encerra falando sobre o paraíso.
►Você alguma vez na vida já parou pra pensar em alguns desses temas que
são essenciais na vida cristã?
☺ Espontaneamente, sem recorrer a livros ou outros recursos, o quanto você consegue explicar esses 7 pontos para alguém? Depois de fazer esse exercício imaginário, a partir dos pontos nos quais sentiu maior dificuldade, busque se aprofundar no conhecimento e a partir do conhecimento dedique a eles um tempo de meditação.
Vale lembrar que esses temas eram MUITO comuns nas propostas espirituais que
Dom Bosco fazia.
“Coragem, pois, eu filho; neste mundo terás que sofrer alguma coisa, mas não importa: o prêmio que hás de receber no céu compensará infinitamente todos os teus sofrimentos.” São João Bosco
Bibliografia:
-Extras:
Se você quiser ver mais posts sobre São João Bosco, clique aqui.
Para baixar o arquivo digital de "O jovem instruído", clique aqui, ele também pode ser lido nas "Fontes Salesianas".
Comments