Com menos de 1 ano de Papa, João Paulo II começou a tratar de um assunto que nunca tinha sido tratado em catequeses papais. O Papa começou a falar sobre o amor humano, sobre o projeto amoroso de Deus para o homem e para a mulher, juntos.
Como é que um Papa q acabou de assumir foi se meter a falar desse assunto? Simples, antes de ser Papa ele já se dedicava ao estudo dessas realidades, ao acompanhamento de jovens e famílias, era um tema do coração dele, dos estudos dele, da prática pastoral dele. Ele já até tinha escrito um livro que tratava de uma temática nessa direção, o livro chama "Amor e responsabilidade". Esse livro é mais filosófico, Karol Wojtyla era acadêmico da área de filosofia, e ele desenvolve uma reflexão filosófica sobre o amor, na ótica personalista, que era a linha dele. Talvez uma grande contribuição dessa obra seja definir que o contrário do amor não é o ódio, mas o uso. Quando você usa uma pessoa, você está vivendo o oposto do amor, que é, justamente, se doar.
Com a missão de ser o Pastor da Igreja em todo o mundo, João Paulo II resolveu começar a ensinar aos fiéis sobre aquilo q ele entendia ser de importância central e urgente: Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus e para o amor. O amor entre homem e mulher não é uma fraqueza da carne, mas algo de origem divina. A relação sexual e o corpo não são coisas que devam ser escondidas porque são feias, mas devem ser protegidas, preservadas porque são bonitas demais. Enfim, foram 129 quartas-feiras onde o Papa discorreu sobre essa temática e mais 4 catequeses escritas sobre o tema. Só depois que esse ciclo foi encerrado é que recebeu o nome de Teologia do Corpo.
Ao longo das catequeses, São João Paulo II foi explicando sobre o quanto, desde o princípio, a diferença sexual, o ser humano ser homem ou mulher fazia parte do plano de Deus para que seu amor fosse revelado ao mundo, ele fala do quanto o corpo é algo sagrado e feito para revelar e experimentar amor. Ele apresenta uma profunda teologia sobre o amor entre homem e mulher e esses ensinamentos nos fazem entender as razões do casamento segundo o projeto de Deus ser indissolúvel e sagrado, revelando a dinâmica do amor que existe entre as pessoas da Santíssima Trindade.
Tudo isso se enquadra dentro da teologia porque é um estudo da sexualidade humana dentro do projeto salvífico de Deus. A nossa identidade sexual não é um acaso genético, não é mera biologia que nos faz homens ou mulheres, por trás de tudo tem um querer de Deus, um chamado a união com ele e a ser sinal do amor dele.
O Papa se utiliza muito do embasamento bíblico para as suas argumentações e se apóia nas inúmeras vezes em que para falar de si mesmo e do seu amor pelas pessoas, Deus revelou seu amor como o de um esposo pela esposa. Se a figura mais usada para falar do amor de Deus por nós é a do matrimônio, não dá pra imaginar que a união entre homem e mulher seja só algo da natureza para a preservação da espécie.
Só que, justamente, por a realidade matrimonial ser tão importante e central no projeto de salvação de Deus para a humanidade é que nós temos que enxergar que por trás de tudo isso existe um combate espiritual imenso!!! No dia que o Papa João Paulo II ia anunciar a fundação do Instituto Papa João Paulo II para o matrimônio e a família, o que aconteceu? Ele, simplesmente, sofreu o atentado e foi baleado. A Irmã Lúcia, vidente de Fátima, falou para o Cardeal braço direito dele nessa área que o grande combate do fim dos tempos seria sobre as questões familiares. Agora, olhe em volta de você e veja o quanto toda essa realidade de homem ser homem, mulher ser mulher, homem se casar com mulher, casais terem filhos etc tem sido combatida e atacada pelo mundo e suas ideologias.
Por tudo isso é tão importante que todos os católicos tenham acesso ao conteúdo dessas catequeses de São João Paulo II.
Para ajudar você a saber onde vão começar a pisar, já vou dar uma pincelada em qual é a estrutura da Teologia do Corpo.
O PRINCÍPIO - Homem Original - Plano Original de Deus
A REDENÇÃO DO CORAÇÃO - Homem Histórico - Efeitos do Pecado
A RESSURREIÇÃO DA CARNE - Homem Glorioso - Ressurreição do Corpo
A VIRGINDADE CRISTÃ - Celibato - “Por causa do Reino”
O MATRIMÔNIO CRISTÃO - Matrimônio Cristão - Imagem de Cristo e da Igreja
AMOR E FECUNDIDADE - Ética Sexual e Moralidade - Amor e Fecundidade
Extras:
Para ler as catequeses na íntegra, você pode acessar o site Teologia do Corpo onde elas já estão separadas ou o site do Vaticano dedicado a todo o pontificado de João Paulo II e ali escolher as audiências que deseja ler, por data.