São João Bosco, pai e mestre da juventude, teve sempre diante de si a exemplariedade das virtudes de São Luís Gonzaga.
Quando se viu exercendo a missão de educador da juventude, constantemente recorria ao exemplo do jovem santo para motivar e iluminar a busca de santidade de seus filhos espirituais.
São incontáveis as citações onde Dom Bosco indica que os meninos busquem conhecer a vida e recorrer à intercessão de São Luís.
Ele dava tanta importância educativa à figura do santo, que chegou, até mesmo, a escreveu um opúsculo contando sua vida. A seguir, alguns trechos:
"A glória com a qual uma alma é adornada no paraíso depende especialmente desses três pontos: da inocência das virtudes, da penitência e da caridade. Tais virtudes, em São Luiz foram resplandecentes (...) Coragem, meus jovens. Não percamos tempo em começar a trabalhar pelo Senhor. Certamente algo vai no afligir por causa disso aqui neste mundo, mas, será, pois eterno o prêmio que receberemos nas moradas celestes. ”
(Dom Bosco – Letture Cattoliche , 1854. Anno II – Fasc. 7).
“Desejoso de favorecer ainda mais o próximo doando a própria vida, procurou fazer ainda mais. Em uma epidemia de peste em Roma, obteve a permissão de servir os doentes. Onde mais a situação dos enfermos era nauseante, mais Luiz realizava com disposição seu ministério. Pendurava a bolsa no pescoço e batia de casa em casa pedindo esmola. Quando voltava, ia ao hospital socorrer aqueles pobres doentes com os mais simples serviços.” (Dom Bosco – Letture Cattoliche , 1854. Anno II – Fasc. 7)
“Quanto foi seu carinho por Jesus Sacramentado. Passava muitas horas diante do altar do Santíssimo Sacramento. Ainda muito jovem preparava-se longamente para a santa comunhão: três dias para a preparação e mais três para a ação de graças. Ficava emocionado ao receber a santa hóstia. Como é que nós ainda sentimos pouco gosto pelas coisas espirituais. Isto acontece porque o nosso coração é pouco enamorado de Jesus crucificado e porque recebemos raramente a santa comunhão ou o fazemos indevidamente.” (Dom Bosco – Letture Cattoliche , 1854. Anno II – Fasc. 7).
ORAÇÃO
Ó Deus, a exemplo de São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude, concede-nos a fortaleza e a alegria para dedicarmos nossas vidas ao serviço dos que sofrem injustiça, miséria, falta de sentido e qualquer tipo de ferida.
Que possamos caminhar, sobretudo, junto com a juventude, empenhando-nos no trabalho com os jovens e estando abertos à construção de redes de colaboração para melhor servir e mais amar.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.
Comments