São João Bosco, popularmente conhecido como Dom Bosco, nasceu em 1815, na região do Piemonte, Itália.
De toda a história da Igreja, é um dos santos que mais se dedicou à educação e evangelização da juventude. O Papa João Paulo II, no centenário da morte do santo se referiu a ele como "Pai e Mestre da juventude".
Em meio às inúmeras e intensas atividades de sua vida apostólica, Dom Bosco não deixou escritos muitos livros de espiritualidade como outros santos. Suas mais de 150 obras publicadas, em geral, eram compilações feitas para o uso na educação dos meninos em suas escolas.
Para conhecer melhor o pensamento espiritual de Dom Bosco é preciso ler suas cartas e os registros feitos daquilo que ele falava, por seus meninos. Nos livros que escreveu para a instrução espiritual dos jovens, se destaca "O jovem instruído". Ele também escreveu inúmeras histórias de santos.
As frases abaixo são tiradas quase que em totalidade de suas cartas e dos registros escritos feitos pelos jovens que sempre estavam com ele.
"Que os jovens não só sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados... que sendo amados nas coisas que lhes agradam... aprendam a ver o amor nas coisas que naturalmente pouco lhes agradam..."
"Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade, com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e comprimem a espontaneidade."
"O que somos é presente de Deus para nós; no que nos transformamos é o nosso presente a Ele."
"A vida não nos exige perfeição, apenas que cresçamos."
"Uma gota de compreensão num momento difícil vale mais que um mar de favores depois."
"Seja amável e terá sempre um amigo ao seu lado."
"O segredo da vida está em saber amar."
"Espalhar amor é sua grande missão."
"O mais importante na vida são os pequenos detalhes."
"Quem semeia boas obras, recolhe bons frutos."
"Digam aos meus jovens que os espero, a todos, no céu."
"Tudo passa nesse mundo, só a eternidade fica para sempre. Trabalhemos para que nossa eternidade seja feliz."
"Os jovens não só devem ser amados, mas devem saber que são amados. A primeira felicidade de um menino é saber-se amado."
"Uma educação eficaz apóia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade."
"Não basta deixar liberdade aos jovens. É preciso descobrir-lhes os germes de suas disposições e desenvolvê-los."
"Quem quer ser amado ama. E quem é amado tudo alcança, sobretudo os jovens."
"O bem da sociedade e da Igreja está na boa educação da juventude."
"Podem pular, correr, brincar à vontade. Só não podem fazer coisas que desagradem a Deus. Pecado não vale."
"A força corrige o vício, mas não corrige o viciado."
"Em todo jovem, mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é a de buscar este ponto, esta corda sensível do coração e tirar bom proveito."
"Geralmente os professores tendem a se comprazer com os alunos que se sobressaem no estudo e na capacidade, e na explicação têm em vista só estes... Eu sou do parecer oposto. Creio que seja dever de todo professor olhar os mais fracos da aula..."
"A oração é a obra das obras. A oração consegue tudo e triunfa em tudo. A oração faz violência no coração de Deus."
"Não omitais nunca a visita a cada dia ao Santíssimo Sacramento, ainda que seja muito breve, mas contanto que seja constante."
"Quereis que o Senhor vos dê muitas graças? Visitai-O muitas vezes. Quereis que Ele vos dê poucas graças? Visitai-O poucas vezes. Quereis que o demônio vos assalte? Visitai raramente a Jesus Sacramentado. Quereis que o demônio fuja de vós? Visitai a Jesus muitas vezes. Quereis vencer o demônio? Refugiai-vos sempre aos pés de Jesus. Quereis ser vencidos? Deixai de visitar Jesus..."
"Quando um filho ‘deixa’ a sua casa para seguir a sua vocação, Jesus vem e toma o lugar desse filho que ‘deixou’ a casa. E pelo fato de Jesus tomar o lugar desse filho que ‘deixou’ a casa, Ele mesmo fica em seu lugar."
-Extras:
Se você quiser ver mais posts sobre São João Bosco, clique aqui.
Para baixar o arquivo digital de "O jovem instruído", clique aqui, ele também pode ser lido nas "Fontes Salesianas".
Commentaires