top of page

Por onde começar na busca por santidade


Quem quer chegar em algum lugar precisa sair de onde está! E esse caminho de saída é proposto na primeira parte de Filoteia.


A ideia dos posts não é fazer uma resenha do livro, mas sim, lançar um raio de luz para a sua meditação pessoal. Um dos elementos apresentados nessa primeira parte que é central em todo o pensamento que será desenvolvido ao longo da obra, é, justamente, o chamado que todos tem à santidade independente do estado de vida, vocação, profissão ou condição social.


O início da jornada se dá pela purificação dos pecados mortais, afinal, não tem como alguém pensar em trilhar um caminho de maior devoção e amizade com Deus, se no cotidiano continua O ofendendo gravemente e achando isso normal. A primeira atitude de alguém que quer ter um coração puro é recorrer ao sacramento da reconciliação.


Uma outra proposta é a purificação dos afetos. Aqui o autor usa o exemplo dos israelitas que deixaram o Egito rumo à Terra Prometida, saíram e se colocaram a caminho, mas mantinham os afetos apegados às "cebolas", às coisas do passado, não tinham um coração livre e puro. A comparação é de que se assemelham aos israelitas aqueles que querem iniciar o caminho de devoção e ainda tem afeto pelos pecados da vida pregressa.


Todo esse processo de saída é gradual, deve acontecer com paciência e perseverança, sabendo que vez ou outra os corações param ou até dão passos para trás, mas isso não pode ser motivo para desânimo ou revolta diante das fragilidades. Deve-se prosseguir com decisão.


Depois da purificação dos afetos ao pecado mortal e venial, é preciso purificar a alma das coisas inúteis, perigosas, e até mesmo, das próprias imperfeições naturais. A pessoa que quer ser santa não pode ser conformada com as próprias dificuldades, deve estar sempre buscando melhorar para cada vez mais revelar Deus ao mundo ao seu redor.


Nesta primeira parte, também é apresentada uma série de meditações muito úteis para quem quer meditar no cotidiano e tem dificuldade de saber por onde começar. São Francisco de Sales dá uma dica preciosa: cada um manter sempre Jesus como Rei e Maria como sua própria guia nessa jornada.


Nessa primeira parte do livro é falado de muitas outras coisas interessantes e profundas, práticas e libertadoras, mas que não será abordado nesse pequeno texto. Para mergulhar em todo o caminho de santificação proposto por São Francisco de Sales aos leigos, a melhor de todas as dicas é que cada um leia o livro na íntegra. Existem possibilidades de compras em diferentes edições, bem como de baixar o arquivo digital.


Como proposta concreta, a sugestão é que você faça um bom exame de consciência sobre seus pecados mortais e seus afetos desordenados, afetos por realidades que te impedem de caminhar e contemplar aquilo que Deus hoje te concede. Afinal, para poder caminhar na direção certa não basta saber aonde se quer chegar, é preciso saber também de onde se está saindo.


Viva Jesus!

São Francisco de Sales, rogai por nós!


-Extras:

Se você quiser conhecer mais sobre São Francisco de Sales, clique aqui.

Se quiser baixar o texto do livro na íntegra:

Conteúdo disponível também em vídeo e em áudio. Youtube e Podcast (Spotify, Deezer, Apple e Google)

Para saber "Vida de oração" é só ler o próximo post.

Comments


bottom of page