top of page

Para onde o seu vento te leva?


“Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero” é uma verdade que Paulo disse e que a gente aplica à força do pecado em nós, mas será que é só o pecado que me leva na direção aonde eu não quero ir?


E se eu falar que você tem um vento interior, uma força invisível que cabe a você direcionar e que ela te levará com mais força e segurança na direção que você escolher?


Esse vento é a sensibilidade e ela é composta pelos nossos 5 sentidos externos e por sentidos internos como as sensações, emoções, sentimentos, afetos, desejos, gostos, critérios de escolha, pensamentos, paixões...


A grande sacada da vida é aprender a manejar as velas e direcionar o vento na direção do Porto Seguro onde se almeja chegar para que cada vez mais a navegação tenha êxito.


É a sensibilidade que nos faz sentir algo como sendo bom ou não, que nos faz sentir simpatia ou antipatia, atração e decisão, mas ela não é algo natural e espontâneo, como muitos podem pensar. Ela é fruto das nossas escolhas.


Cada escolha que eu faço, por menor que seja, reforça a minha sensibilidade em uma direção. Francisco de Assis não sentia atração, simpatia e amor pelos leprosos, ele começou a ESCOLHER amá-los e ter ATITUDES nessa direção, aos poucos, sua sensibilidade foi sendo direcionada para a caridade e ele se tornou o santo que admiramos.


Não existe ninguém que seja insensível a algo, o que existe é a pessoa com a sensibilidade desenvolvida na direção oposta ao ideal. Francisco continuaria sendo “insensível” aos leprosos na exata medida em que se mantivesse sensível àquilo que satisfazia aos seus gostos e era agradável a um jovem rico que tinha tudo nas mãos e inúmeras paixões desordenadas. Quando ele começou a escolher pelos pobres, passou a ficar mais “insensível” a si mesmo e suas paixões e a ter gosto, a amar, a querer estar com os menos favorecidos.


Desafio parecido teve Francisco de Sales em se tornar manso e humilde sendo que isso era plenamente contrário ao seu natural. Os dois Franciscos souberam canalizar o vento fazendo escolhas diárias que os direcionaram para navegar rumo ao Porto Seguro da santidade.


Aprenda a manejar as suas velas e seja um grande santo!

Comments


bottom of page