top of page

O jovem padroeiro das grávidas


Em 12 de setembro de 1856, Domingos pediu permissão a João Bosco para ir para casa, dizendo que sua mãe estava doente, embora não tivesse recebido nenhuma comunicação. A mãe de Domingos estava então esperando

um bebê e estava com muita dor, e quando Domingos chegou à casa, ele abraçou e beijou sua mãe, e então saiu.

Sua mãe sentiu sua dor deixá-la e a

irmãzinha de Domingos, Catherine nasceu.


As mulheres que ajudaram no parto descobriram que Domingos havia deixado um escapulário verde ao redor do pescoço da mãe. Sua irmã, Teresa, usou mais tarde este mesmo escapulário quando estava em trabalho de parto. Ela testemunhou,

no processo de canonização do irmão, que a fita tinha sido passada para várias outras mulheres grávidas e que, mais tarde, foi perdida.


A partir de então, o costume de pedir a sua intercessão para as mulheres grávidas foi crescendo.


Na Itália, é costume o uso do "escapulário de São Domingos Sávio" pelas gestantes na hora do parto.


No altar a ele dedicado, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, lugar onde ele viveu junto de Dom Bosco e onde estão as suas relíquias, há um espaço dedicado para a colocação das roupinhas dos bebês que nasceram através de sua intercessão.


ORAÇÃO

Ó glorioso e santo Menino, tu, que por inspiração da Virgem Imaculada levaste à tua mãe imediato alívio às suas dores, por meio de uma misteriosa fita que lhe colocaste ao pescoço, atende ao ardente desejo desta tua devota, que humildemente recorre à tua intercessão. Alcança-me da Virgem Maria, Mãe de Jesus, a graça da maternidade.


Assiste-me no perigo instante, para que, auxiliada pela tua intercessão, possa, cheia de alegria, render a Deus e à sua Mãe Santíssima infinitas graças. Desde já coloco sob tua valiosa proteção a criatura que Deus me dará. Alcança-me a graça de vê-la crescer no santo temor de Deus, para que, conhecendo-o e servindo-o durante a vida, possa, juntamente com os demais de sua família, gozá-lo para sempre no céu.

コメント


bottom of page