top of page

O Jejum no ensinamento de São Francisco de Sales


Em seu best seller Filoteia, São Francisco de Sales, no capítulo 23 da terceira parte, fala sobre as mortificações exteriores e dá boas dicas sobre como viver a realidade do jejum.


Abaixo, seguem alguns dos trechos do capítulo citado:


"Se podes aguentar o jejum, fazes muito bem em jejuar um pouco mais do que a Igreja obriga, porque o jejum, além de elevar o espírito a Deus, reprime a sensualidade, facilita as virtudes e aumenta os merecimentos."


"Sei de experiência que os jumentos, quando estão cansados de uma longa jornada. procuram apartar-se do caminho: quero dizer que os jovens que debilitaram suas forças pelo excesso do jejum se deixam levar facilmente a uma vida cômoda e delicada."


"Em dois tempos os veados não podem correr bem: quando estão muito gordos e quando estão muito magros; e em duas ocasiões os homens estão expostos a graves tentações: quando o corpo está muito bem nutrido e quando está mal alimentado.


No primeiro caso torna-se rebelde e no segundo crê-se incapaz de tudo, de modo que não podemos carregá-lo, quando está muito pesado, nem ele nos pode, levar, quando está caindo de fraqueza."


"A prática excessiva de jejuns, disciplinas, cilícios e outras austeridades inutiliza os ânimos mais vigorosos de certas pessoas para as obras de caridade, como aconteceu com São Bernardo, que mais tarde muito se arrependeu de sua vida por demais austera; e observa-se muitas vezes que, por ter maltratado demasiado a sua carne no princípio, fica-se constrangido a poupá-la mais tarde.


Não teria sido melhor que se tivessem tratado com moderação e uniformidade e considerando os sofrimentos e trabalhos do seu estado?"

Trecho do livro Filoteia, parte 3, capítulo 23.

Comments


bottom of page