Na vida de São João Bosco, assim como na vida de todos aqueles que são dóceis à ação de Deus e generosos na resposta de amor que dão a ele, a Divina Providência sempre se encarregou de todos os detalhes para que as coisas acontecessem da melhor forma possível.
Na época em que Dom Bosco estava começando seu trabalho educativo, as ordens religiosas que tradicionalmente trabalhavam com a educação, como os Jesuítas e os Barnabitas, tinham sido suprimidas. As cidades possuíam os prédios que tinham sido dessas congregações, possuíam os estudantes
com condições de pagar por uma educação privada, mas faltavam educadores.
Em paralelo, foi promulgada a "lei Casati", uma reforma no sistema educacional e que tornou obrigatório que as pequenas cidades que tivessem mais de 50 estudantes tivessem suas próprias escolas. Só que as prefeituras não tinham recursos para atender essas determinações.
Dom Bosco fundou os salesianos como uma Sociedade de cidadãos livres, não como uma Congregação, por isso não teve problemas com as autoridades civis como as outras ordens que foram suprimidas.
A casa em Valdocco estava cheia de meninos e de novos salesianos, Dom Bosco precisava começar a expandir a obra e também conseguir meios de a sustentar. Então, ele estudou a lei Casati e viu que os salesianos poderiam se encaixar nela e serem os responsáveis pelas escolas nas pequenas cidades, assim, eles não precisariam se preocupar em construir casas e nem com o dinheiro do próprio sustento, porque isso as prefeituras deveriam fornecer.
Essa lei foi determinante para o desenvolvimento da Obra de Dom Bosco que aos poucos mudou da realidade de Oratórios Festivos para escolas. Na vida de Dom Bosco as coisas não caiam do céu, a vida dele não era separada da realidade social e política da época, mas ele estava sempre ligado nos acontecimentos para descobrir em que direção a Providência Divina o queria conduzir.
►No seu cotidiano, você consegue observar a realidade e achar nela manifestações da Divina Providência? Ou está sempre esperando uma voz vinda das nuvens te orientar?
☺Não olhe os acontecimentos como inimigos, mas tente descobrir em cada coisa que acontece uma possibilidade de ação da Divina Providência em seu favor
Bibliografia:
-Extras:
Se você quiser ver mais posts sobre São João Bosco, clique aqui.
Comments