top of page

Frases de São Francisco de Sales


Francisco de Sales nasceu em 1567, no Castelo de Sales, na Alta Saboia (atualmente, território francês). Filho primogênito de um pai ex-militar e burguês e de um jovem mãe.


Recebeu uma educação primorosa, cheia de valores e boas oportunidades de estudo, com isso, o pai pretendia ter um excelente sucessor na administração dos negócios da família além da possibilidade do filho assumir cargos políticos.


Depois de encerrar de modo brilhante todo o seu percurso acadêmico na Universidade de Pádua e se tornando um advogado, seguiu o chamado de Deus na vocação sacerdotal. Como sacerdote destacou-se sobremaneira através de sua atuação missionária na região do Chablais, berço do Calvinismo que, à época, era a religião de quase da totalidade da população.


Após o período missionário, o retorno para a sede da Diocese, em Annecy, e a súbita nomeação para bispo auxiliar. No entanto, Francisco dizia que uma diocese não precisa de dois bispos e continuou servindo com muito ardor na condição de presbítero. Após a morte do bispo, Francisco assumiu o governo diocesano.


Como sucessor dos apóstolos implementou em sua diocese diversas das orientações do Concílio de Trento, cuidou pessoalmente do acompanhamentos das vocações sacerdotais, da formação do seu clero, da catequese das crianças e da evangelização das famílias.


Junto com a viúva Joana de Chantal, fundou a Ordem da Visitação, onde mulheres que por diversos motivos estavam impedidas de abraçar a vida religiosa, ali poderiam se entregar à prática da perfeição cristã.


Dava especial atenção à direção espiritual dos leigos. Desse cuidado pastoral que tantas vezes ocorreu através de cartas, surgiu sua obra mais popular: Filoteia ou introdução à vida devota. Escreveu inúmeras outras obras e milhares de cartas.


Faleceu durante uma viagem no ano de 1622, em Lion. Seus restos mortais foram levados ao Mosteiro da Visitação, em Annecy, cidade onde viveu e serviu a Deus e onde, hoje, pode ser venerados por seus devotos.



Abaixo, algumas frases deixadas por ele em seus escritos:


"A missa é o sol da Igreja."


"Não tenteis conseguir de outra maneira o que não conseguirdes pelo amor."


"Só por amor se deve receber Jesus Cristo na Comunhão já que só por amor Ele se dá a nós."


"Todos os pensamentos que nos trazem inquietação não são de Deus, Príncipe da Paz, mas nascem sempre ou do demônio ou do amor próprio, da estima de nós mesmos."


"É preciso sofrer com paciência as demoras da nossa perfeição, fazendo sempre o que possamos progredir com bom ânimo."


"Alguns põem a perfeição na austeridade da vida, outros na oração, estes na freqüência dos sacramentos, aqueles nas esmolas. Enganam-se. A perfeição consiste em amar a Deus de todo o coração."



"Cada um de nós tem suas próprias opiniões e isso não se opõe à virtude. O que se opõe à virtude é o apego que temo às nossas opiniões."


"Como se engana a pessoa que faz consistir a santidade em outra coisas e não em amar a Deus!"


"As mortificações que nos vêm de Deus ou dos homens por permissão divina, são sempre mais preciosas do que aquelas que são frutos da nossa vontade."


"É um erro querer medir nossa devoção através das consolações que experimentamos."


"Ó amor Eterno, minha alma vos busca e vos acolhe para sempre. Vinde Espírito Santo, inflamai os nossos corações!"


"Para mim não conheço outra santidade senão a de amar a Deus de todo coração; todas as virtudes sem este amor não passam de um montão de pedras."


"Fazer tudo para Deus, em Deus e na presença de Deus é o único meio de fazer tudo bem."


“Não são mais santos os que cometem menos faltas, mas sim os que têm mais coragem, mais generosidade, mais amor; os que fazem maiores esforços sobre si mesmos e não têm medo de escorregar, cair e até manchar-se um pouco,contanto que avancem.”

"Procurai a Deus de coração reto. Procurai-o em todas as coisas. E o achará e com Ele a paz no seu coração."


"Esforçai-vos por fazer tudo com perfeição e não vos preocupeis depois com o que tiverdes feito."


"Duas espécies de pessoas devem comungar com freqüência: os perfeitos para se conservarem perfeitos, e os imperfeitos para chegarem à perfeição."


“Podemos estar certos  de que, enquanto andarmos neste mundo, envolvidos neste corpo tão pesado e corruptível, sempre haverá em nós um não sei quê que falhará.”


“ Vós vos queixais de que na vossa vida se misturam muitas imperfeições e defeitos, a despeito do vosso desejo de perfeição e de pureza no amor de Deus. Respondo-vos que não é possível desprendermo-nos completamente de nós mesmos. Enquanto estivermos aqui  em baixo, é necessário que nos carreguemos às costas, até que Deus nos leve ao Céu; entretanto, convençamo-nos de que não transportamos nada de muita importância…”


“É uma regra geral que ninguém será tão santo nesta vida que não esteja sempre sujeito a cometer imperfeições.”


“Não pensemos que, enquanto estivermos nesta  vida, podemos viver sem imperfeições. Que sejamos superiores ou inferiores, todos temos de persuadir-nos desta verdade, para não nos surpreendermos com os nossos defeitos. O Senhor mandou-nos dizer todos os dias no Pai-Nosso:`Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido’. Não há exceção a este preceito, pois todos temos necessidades de cumpri-lo.”


“O egoísmo pode ser mortificado em nós, mas nem por isso morre; de tempos, em ocasiões diferentes, volta a lançar novos rebentos, mostrando que se foi cortado pelo pé, não lhe foram arrancadas as raízes… Às vezes, não dá sinais de vida; dorme como uma raposa, mas depois atira-se de um salto sobre as galinhas. Por isso é necessário vigiá-lo constantemente e defender-se dos seus assaltos com paciência e suavidade. Se alguma vez nos deixa malparados, desdizendo o que nos fez dizer ou desfazendo o que nos induziu a fazer, isso é sinal de que estamos curados…”


“Nunca estaremos perfeitamente curados enquanto não estivermos no Paraíso.”


“Durante esta vida, por maior que seja a nossa boa vontade, teremos de reconhecer que somos homens e não anjos.”


“Perturbar-se e desanimar quando se cai em pecado, é não conhecer-se.”


“Contentai-vos com ganhar de tempos a tempos alguma pequena vantagem sobre o vosso defeito predominante.”


“A imperfeição há de acompanhar-nos até à sepultura. Não podemos andar sem tocar a terra; o que não podemos fazer é deitar-nos nela e rebolar na lama. Mas não nos ocorra pensar em voar, porque somos pintinhos e ainda não temos asas.”


“É necessário que nos preparemos para duas coisas: primeiro, para ver crescer ervas daninhas no nosso jardim; e segundo, para ter a coragem de nós mesmos as arrancarmos; porque o nosso egoísmo não morrerá enquanto vivermos e é ele a causa  desse mato importuno.”

“Perguntais como enraizar o vosso espírito em Deus de tal modo que nada o possa desprender nem separar dEle. Duas coisas são necessárias para isso: morrer e ir para o Céu; porque só depois disso deixará de haver separação e o vosso espírito estará indissoluvelmente preso e unido a Deus.”


“Se erro, prefiro que seja por excesso de bondade que por demasiado rigor.”


“A medida do amor de Deus, é amá-Lo sem medida.”


“Não espere as mudanças e eventualidades desta vida com medo; antes, encare-as com a firme esperança de que, ao surgirem, Deus, de quem você é filho, o livrará delas.”


“Só confia nEle e Ele continuará conduzindo você seguramente através de tudo. Onde não puder caminhar, Ele o carregará nos braços.”


“Não se preocupe com o que pode acontecer amanhã; o mesmo Pai eterno que cuida de você hoje, se encarrega de você amanhã e todos os dias. Ou Ele protegerá você do sofrimento, ou lhe dará a força infalível para suportá-lo.”


“Esteja em paz, pois, e afaste todos os pensamentos de angústia.”


“Anime-se e transforme os problemas em matéria para seu progresso e maturidade.”


“Pense muitas vezes em Nosso Senhor, pois Ele ajudará a suportar os problemas. Todos eles serão incapazes de abalar você, só lembrando-se de que você tem um tal amigo.”


“Faça tudo com calma e em paz. Realize quanto puder, tão bem quanto for capaz. ”


“Procure ver Deus em todas as coisas sem exceção, e disponha-se a fazer a vontade dEle com alegria. Faça tudo para Deus, unindo-se com Ele por palavras e obras.”


“Avance muito simplesmente com a Cruz de Nosso e tenha paz consigo mesmo. Passará por cada tempestade com seguridade, enquanto a sua confiança se fixar em Deus.”


“Não perca a sua paz interior por nada, nem se todo o seu mundo parece vir abaixo. Se se dá conta que se afastou da proteção de Deus, conduza o seu coração de volta para Ele tranquila e simplesmente.”


“Faça todas as coisas em nome de Deus e fará tudo bem. Se comer ou beber, trabalhar ou descansar, ganhará muito aos olhos de Deus, ao fazer todas essas coisas como Deus quer que se faça.”


“Se eu caísse numa grande falta, não censuraria meu coração com frases como estas: Miserável! Abominável! Morre de vergonha! Não ouses levantar os olhos para o céu, traidor, imprudente, desleal! Não, eu não lhe faria assim, mas procuraria corrigi-lo racionalmente: ora, meu pobre coração… vamos! Caímos? Pois bem, levantemo-nos, deixemos esta miséria, vamos reclamar infinita misericórdia de Deus. Ela nos há de assistir daí em diante para que sejamos mais fortes… E assim… empregaria todos os meios para não pecar.” 


“Aconteça o que acontecer, não desanime; segure-se firmemente em Deus, mantenha-se em paz, com confiança no seu amor eterno por você.”

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Maria Teresa R. Rosa - assessoria em prevenção de abusos em ambiente eclesial

bottom of page