top of page

Decálogo de São Francisco de Sales


Muitas vezes, passamos a admirar um santo, mas temos dificuldade em reconhecer quais os principais pontos norteadores de sua vivência que podemos incorporar no nosso cotidiano.


O decálogo de São Francisco de Sales quer ser um auxílio, uma bússola que te ajude a ter mais clareza sobre atitudes concretas a serem incorporadas na sua vida.



1. Buscar agradar a Deus

"Aqui está o centro da minha alma e o pólo imóvel, em torno da qual todos os meus desejos e todos os meus movimentos giram".



2."Nada por força, tudo por amor"

"Aqui está a regra geral de nossa obediência: você tem que fazer tudo por amor e nada pela força. É melhor amar a obediência que temer a desobediência ... Eu te deixo o espírito de liberdade, o que exclui a constrição, o escrúpulo e a agitação ".



3. Nada pedir, nada recusar

"Permanecer nos braços da providência, sem parar em qualquer outro desejo, se não querer o que Deus quer de nós".



4. Fazer o movimento do interior para o exterior

"Filotéia, nunca aprovei o método de certas pessoas que, para reformarem o homem, começam pelo exterior: pelo semblante, pelos vestidos e pelos cabelos. Parece-me, ao contrário, que se deva começar pelo interior".



5. Andar com tranquilidade, com uma diligente doçura

"A pressa, a agitação não servem para nada, o desejo de uma vida espiritual é bom, mas deve ser sem agitação". A cura que acontece tranquilamente é sempre a mais segura ". "Devemos ser o que somos e para ser bem, honrar o trabalhador, dos quais somos o trabalho".



6. Pensar somente no hoje

"Pensar em fazer nossas coisas bem hoje, e quando o dia de amanhã vier, também será chamado hoje e depois pensaremos sobre isso".



7. Recomeçar a cada novo dia

"Todos os dias, devemos começar nosso progresso espiritual e pensando bem sobre isso, não ficaremos surpresos em encontrarmos em nós misérias. Não há nada que já esteja pronto: você tem que começar de novo e começar de bom coração."



8. Aproveitar-se bem de todas as situações

"Suporte as pequenas injustiças, os pequenos incômodos, as perdas de pouca importância que acontecem todos os dias. Essas pequenas ocasiões experimentadas com o amor ganharão o coração de Deus e farão todo seu ".



9. Estar sempre alegre

"Vá em frente com alegria e com o coração aberto o máximo que você pode; E se você nem sempre tiver alegria, sempre vá com coragem e confiança ".



10. Viver em espírito de liberdade

"Eu não tenho escrúpulos de deixar minhas regras pessoais quando o serviço das minhas ovelhas requer... Deus me dá a graça de amar a santa liberdade de espírito, bem como de odiar a dissolução e a libertinagem".

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Maria Teresa R. Rosa - assessoria em prevenção de abusos em ambiente eclesial

bottom of page