top of page

Como se livrar dos pecados capitais?


Ótima pergunta, sobretudo para quem não quer viver uma vida medíocre se enganando em “ser de Deus” pelo fato de não cometer muitos pecados mortais.


O melhor caminho que eu encontrei para purificar o coração foi o proposto por São Francisco de Sales no livro “Filoteia”. O Doutor da Igreja diz que duas ações são necessárias para que nos afastemos dos pecados veniais.



1. Purificar os nossos afetos, já que, muitas vezes, nós, ainda que não pequemos, temos afeição pelo pecado, gostaríamos de pecar se não fosse algo tido como errado. É o caso clássico dos testemunhos de conversão onde a pessoa fala com tanta animação de como era a vida dela “antes de Jesus” que a gente até fica com dó dela ter se convertido e hoje já não ser mais tão “feliz”. O santo dá o exemplo de alguém proibido pelo médico de comer melão, mas que fica cheirando o melão e invejando aqueles que podem comê-lo. É só questão de tempo para alguém assim voltar a cair.


2. Ter uma ideia clara do mal que o pecado é e o que ele ocasiona. Se você meditar sobre o quanto o pecado ofende ao Deus que te ama, o quanto ele pode colocar a perder a sua salvação, o quanto ele prejudica a sua maturidade e realização pessoal, dentre outros males que ele ocasiona, você não consideraria pecar, ainda que seja só um “pecadinho” e nem em manter “pecado de estimação” que você se confessa todas as vezes por não os combater com firmeza.


Na prática, a vitória sobre pecado venial está em você pensar no amor de Deus por você e buscar correspondê-lo nas menores coisas cotidianas sem perder nenhuma ocasião.


Enquanto o amor mais forte dentro do seu coração for por Jesus, você não será conivente em fazer nada que o ofenda e que te separe dele.


Saia da mediocridade de pensar se o pecado é pequeno, é grande, é justificável ou não, tenha a grandeza de coração de buscar responder com generosidade o amor de Deus por você.


Não se contente em amá-lo mais ou menos e nem em não o ofender quase nunca – deixando espaço para umas ofensas de vez em quando. Não!


Direcione seus afetos e esforços na direção de Deus, do amor dele, da glória dele e você vai ver que o pecado perderá a força na sua vida cotidiana.

Comments


bottom of page