top of page

Carta de Chiara ao filho Francesco


Caríssimo Francy,


Hoje você está fazendo um ano e papai e eu nos perguntávamos o que poderíamos te dar de presente que pudesse durar muitos anos, e depois de pensarmos, decidimos escrever uma carta.

Você foi uma grande graça na nossa vida porque nos ajudou a olhar além dos nossos limites humanos.

Quando os médicos nos deram notícias que poderiam nos encher de medo, a sua vida, assim tão frágil, nos dava a força pra ir em frente.

Das poucas coisas que percebi nesses anos, apenas posso te dizer que o Amor é o centro de nossa vida, porque nascemos de um ato de amor, vivemos para amar e morremos para conhecer o amor verdadeiro de Deus.

O objetivo da nossa vida é amar e estar sempre porntos para aprender a amar os outros como só Deus pode ensinar.

O amor te consome, mas é tão bonito morrer consumido, exatamente como uma vela que se apaga quando atinge o seu objetivo.

Não importa o que fará na sua vida, mas o que quer que venha a fazer só terá sentido se o fizer com vistas à vida eterna. Quando amar, perceberá que nada te pertence realmente, porque tudo é um dom. Como disse são Francisco: o contrário do amor não é o ódio, mas sim a posse!

Nós amamos tanto os seus irmãozinhos Maria e Davide, a também amamos você, com a consciência que nenhum de vocês é nosso, que nenhum de você era pra nós, e assim é tudo na vida, tudo aquilo que tem não é seu, Deus te dá dons para que possa fazê-los frutificar.Nunca perca a coragem, meu filho! Deus nunca te tira nada, se sentir que perdeu algo, é porque Deus lhe dará algo muito maior!

Graças à Maria e Davide que nos apaixonamos, ainda mais, pela vida eterna e deixamos de ter medo da morte. Deus permitiu que os “perdêssemos”, para nos dar um coração grande e aberto para acolher a Eternidade já nessa vida.

Em Assis me apaixonei pela alegria dos frades e das irmãs que vivem acreditando na Providência, e por isso, agora também pedi a Deus a graça de acreditar nesta


Providência de que me falavam, de acreditar neste Pai que nunca permite que te falte nada. Frei Vito nos ajudou a caminhar acreditando nessa promessa: casamos sem ter nada, mas colocamos Deus em primeiro lugar e acreditamos no amor que está passo – o matrimônio – nos pedia. Nunca fomos desiludidos, tivemos sempre uma casa e muito mais do que precisávamos.

Você se chama Francisco precisamente porque São Francisco mudou a nossa vida. Esperamos que ele possa ser um exemplo também para você. É muito bom ter modelos de vida que te recordem que se pode pretender o máximo da Felicidade já sobre essa terra, tendo Deus como nosso Tudo.

Vou ao céu para cuidar de Maria e Davide; você fica aqui com o papai. De lá, eu rezarei por vocês. Meu filho, você é especial e tem uma grande missão. O Senhor o escolheu desde sempre, e eu lhe mostrarei o caminho a seguir, se você abrir seu coração. Confie em mim, vale a pena.

Com todo amor,

Papai e mamãe.


-Extras:

Para ler e conhecer a vida de Chiara, clique aqui.

Para ver a galeria de fotos de Chiara, clique aqui.

Para assistir à missa durante o funeral de Chiara, clique aqui.

Para ter mais informações sobre a vida e causa de beatificação de Chiara, acesse o site oficial e ou a página a ela dedicada no facebook.

Para conteúdo em áudio , ouça o Podcast (Spotify, Deezer, Apple e Google).



  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

Maria Teresa R. Rosa - assessoria em prevenção de abusos em ambiente eclesial

bottom of page