top of page

Anjo da guarda, para que me serve?


Muita gente acha que falar de anjo da guarda é algo para a educação na fé das crianças e só. "Filhinho, aprenda, reza para seu anjinho e você não precisa ter medo de nada." E com essa mentalidade acabam deixando de aproveitar um grande tesouro que Deus nos concede para nosso bem temporal e eterno: o auxílio dos santos anjos atuando de forma constante e próxima a nós.


O melhor a ser feito para reverter esse modo de pensar é começar a conhecer mais sobre a realidade angélica e buscar, no cotidiano, ter mais intimidade com o próprio anjo da guarda.


A Igreja ensina que, desde o início até a morte, a vida humana é cercada pela proteção e pela intercessão dos anjos.


Cada fiel é confiado aos cuidados de um anjo para receber dele auxílio em todos os momentos de sua vida tendo em vista a sua salvação eterna.


São pelo menos 7 as funções que eles têm:

  • Libertar-nos dos perigos que ameaçam nosso corpo ou alma;

  • Estimular-nos a fazer o bem e a evitar o mal;

  • Deter os demônios, diminuir a gravidade de suas tentações e o número dos pensamentos maus;

  • Apresentar nossas orações a Deus;

  • Orar por nós;

  • Nos infligir penas para nos castigar por nossos pecados e nos corrigir;

  • No momento da morte, conduzir nossa alma ao céu ou ao purgatório (na segunda opção, também nos visitar para nos consolar).


Sendo seres pessoais e com missões específicas, eles não são iguais e não têm as mesmas características e capacidades.


O anjo da guarda de uma pessoa é dotado, por Deus, de tudo aquilo que é necessário a ele para cumprir bem a sua missão.


Se você tem uma determinada missão ou se encontra numa situação específica de vida, certamente o seu anjo da guarda tem tudo o que é necessário para nessa missão e situação te ajudar a caminhar na direção do céu.


Isso é algo que pouca gente sabe ou se beneficia conscientemente. Se você precisa estudar algum tema, desenvolver alguma habilidade técnica, aprender algum idioma, fazer um determinado esforço físico... Em todas essas - e outras- tarefas o seu anjo da guarda pode te ajudar.


Na vida espiritual, muita gente tem dificuldade em avançar na prática da oração e na intimidade com Deus. Os anjos, sendo mensageiros, têm essa função de comunicação, logo, pode ajudar muito nos momentos de oração sendo ponte trazendo as graças e orientações de Deus para nós e apresentando nossas orações a Deus.


Ninguém conhece melhor uma pessoa do que o anjo da guarda dela. Ele se mantém atento e próximo em todos os momentos da vida de seu protegido. Por isso, se você tem traumas de acontecimentos passados, se você "trava" em algumas situações sem entender ou se você se sente sozinho, recorra a seu anjo da guarda, ele esteve e se mantém ao seu lado o tempo todo e pode te ajudar a superar todas essas situações.


Outra realidade na qual pouca gente sabe que pode contar com o auxílio dos anjos da guarda é na relação com as outras pessoas.

Assim como você tem um anjo da guarda para te ajudar a viver a vontade de Deus, as outras pessoas também têm.


Por isso, uma das melhores formas de manter bons relacionamentos e superar momentos desafiadores e de tensão é recorrer ao seu anjo da guarda e, também, ao da outra pessoa, pedir que eles intervenham para que vocês dois vivam a vontade de Deus naquela determinada situação na qual se contrapõem e sentem dificuldades.



Para conhecer mais sobre os anjos, clique aqui.

Para saber sobre a hierarquia angélica, clique aqui.

Comentários


bottom of page