"Cada membro da Igreja, de acordo com o seu estado, é chamado a assumir a responsabilidade de prevenir abusos e de trabalhar pela justiça e pela cura."
Papa Francisco, 29 de abril de 2022.
O meio mais eficaz de prevenção de abusos é a formação!
Tanto a formação pessoal quanto a comunitária é o que pode garantir à Igreja que sejam dados passos na direção de uma conversão profunda para vencer a “cultura de abusos” na qual ela se encontra e que o Papa Francisco tem denunciado veementemente.
Abusos de poder, espiritual, econômicos ou sexuais não podem ser aceitos e diante deles não pode haver omissão, conforme as orientações do Romano Pontífice a tolerância deve ser zero e não pode haver silenciamento.
Para colaborar com a necessidade urgente da Igreja hoje no campo de formação para a prevenção e combate aos abusos disponibilizamos a possibilidade de momentos de assessoria e cursos presenciais para seminários, casas religiosas, clero, novas comunidades e paróquias.
Temas abordados nos cursos:
Maria Teresa R. Rosa é especialista em formação vocacional, prevenção de abusos e espiritualidade salesiana.
Após concluir o bacharelado em teologia, passou dois anos fazendo uma especialização na Università Pontificia Salesiana, em Roma, nas áreas de formação de formadores, acompanhamento vocacional e espiritualidade salesiana, entre os anos de 2016-2018.
Sua formação quanto aos temas de abusos em ambiente eclesial tem se dado sobretudo através dos diversos diplomados realizados juntos ao CEPROME (Centro de investigación y formación interdisciplinar para la protección del menor), muitos dos quais realizados em parceria com o Instituto de Antropologia da Universidade Gregoriana (Roma) e da participação em eventos internacionais para o aprofundamento.
Desde 2019 atua como professora no Seminário Propedêutico da Diocese de São José dos Campos lecionando Formação integral e permanente e espiritualidade.
É a Coordenadora de Ambientes Seguros da Congregação dos Legionários de Cristo, no Brasil.
Professora de cursos livres na modalidade EAD, de pós-graduação e em cursos presenciais junto às congregações, paróquias, casas de formação, novas comunidades e clero.