"Cada membro da Igreja, de acordo com o seu estado, é chamado a assumir a responsabilidade de prevenir abusos e de trabalhar pela justiça e pela cura."
Papa Francisco, 29 de abril de 2022.
ABUSO EN LA IGLESIA
La Iglesia Católica es Esposa de Cristo, Su Cuerpo Místico, dispensadora de gracias y signo de salvación, de eso no hay duda. Aun así, sus miembros no manifiestan plenamente la santidad que tiene y comunica. La concupiscencia y la libertad humana siguen haciendo del interior de cada uno un lugar de lucha donde, por desgracia, a veces triunfan los desórdenes. De este modo, muchos de los hijos de la Iglesia, sean jerárquicos o laicos, acaban actuando no como adoradores del Padre, sino como idólatras que anteponen por encima de todo la búsqueda del poder, del tener y del placer. Las tentaciones que Jesús venció en el desierto continúan presentándose diariamente a cada discípulo.
Es de dejarse seducir por la falsa idea de que vale la pena perseguir el poder, la posesión y el placer como fines en sí mismos que nacen situaciones catastróficas de comportamiento abusivo dentro del ámbito eclesiástico.
Afortunadamente, en las últimas décadas ha habido muchos escándalos sobre abusos en la Iglesia. De ninguna manera debemos regocijarnos de que los abusos sean una realidad, lo bueno es que toda esta podredumbre ya no se silencia ni se ignora, al fin y al cabo, solo se trata de tomar las riendas de la situación, darle el nombre correcto a cada realidad y enfrentar la hechos que pueden ser transformados.
El momento actual es fundamental para que los abusos ya cometidos se reparen con las víctimas, que se investiguen los casos sospechosos, que se castigue a los abusadores y que nazca una nueva mentalidad donde la prevención y lucha contra los abusos son prioridades y se hacen realidad.
O momento atual é imprescindível para que os abusos já cometidos sejam reparados junto às vítimas, que os casos suspeitos sejam investigados, que abusadores sejam punidos e que nasça uma nova mentalidade onde a prevenção e o combate aos abusos sejam prioridades e se tornem realidade.
O meio mais eficaz de prevenção de abusos é a formação!
Tanto a formação pessoal quanto a comunitária é o que pode garantir à Igreja que sejam dados passos na direção de uma conversão profunda para vencer a “cultura de abusos” na qual ela se encontra e que o Papa Francisco tem denunciado veementemente.
Abusos de poder, espiritual, econômicos ou sexuais não podem ser aceitos e diante deles não pode haver omissão, conforme as orientações do Romano Pontífice a tolerância deve ser zero e não pode haver silenciamento.
Para colaborar com a necessidade urgente da Igreja hoje no campo de formação para a prevenção e combate aos abusos disponibilizamos a possibilidade de momentos de assessoria e cursos presenciais para seminários, casas religiosas, clero, novas comunidades e paróquias.
Temas abordados nos cursos:
Maria Teresa R. Rosa é especialista em formação vocacional, prevenção de abusos e espiritualidade salesiana.
Atua como professora de cursos livres na modalidade EAD, de pós-graduação e em cursos presenciais junto às congregações, paróquias, casas de formação, novas comunidades e clero.
Desde 2019 dá aulas no Seminário Propedêutico da Diocese de São José dos Campos lecionando Formação integral e permanente e espiritualidade.
É a Coordenadora de Ambientes Seguros da Congregação dos Legionários de Cristo, no Brasil.
Sua formação se deu a partir da área da teologia, fez o bacharelado, no Brasil, e depois passou dois anos fazendo uma especialização na Università Pontificia Salesiana, em Roma, nas áreas de formação de formadores, acompanhamento vocacional e espiritualidade salesiana, no Instituto de Teologia Espiritual, entre os anos de 2016-2018.
Quanto aos temas de abusos em ambiente eclesial tem se formado através dos diversos diplomados realizados juntos ao CEPROME (Centro de investigación y formación interdisciplinar para la protección del menor), muitos dos quais realizados em parceria com o Instituto de Antropologia da Universidade Gregoriana (Roma), da participação em congressos internacionais para o aprofundamento e da constante busca por atualização através dos livros e artigos.