top of page
Papa Francisco abusos igreja católica

"Cada membro da Igreja, de acordo com o seu estado, é chamado a assumir a responsabilidade de prevenir abusos e de trabalhar pela justiça e pela cura."

Papa Francisco, 29 de abril de 2022.

igreja católica abusos padre religiosa

ABUSOS NA IGREJA

A Igreja Católica é a Esposa de Cristo, Seu Corpo Místico, dispensadora das graças e sinal de salvação, não há dúvidas quanto a isso. Ainda assim, seus membros não manifestam de modo pleno a santidade que ela tem e comunica.

 

A concupiscência e a liberdade humana seguem fazendo do interior de cada pessoa um local de combate onde, por vezes, infelizmente, quem vence são as desordens. Desta forma, muitos dos filhos da Igreja, sejam eles membros da hierarquia ou leigos, acabam não agindo como adoradores do Pai, mas como idólatras que colocam acima de tudo a busca pelo poder, pelo ter e pelo prazer. As tentações que Jesus venceu no deserto seguem se apresentando cotidianamente a cada discípulo.

É do deixar-se seduzir pela falsa ideia de que o poder, a posse e o prazer valem a pena serem buscados enquanto fins em si mesmos que nasce a, chamada pelo Papa Francisco, "cultura de abusos".

 

Felizmente, nas últimas décadas muitos têm sido os escândalos quanto aos abusos acontecidos na Igreja. De modo algum, devemos nos alegrar pelos abusos serem uma realidade, o que de bom tem acontecido é que toda essa podridão já não tem sido silenciada ou ignorada, afinal, é só tomando as rédeas da situação, dando o nome certo para cada realidade e encarando os fatos que eles poderão ser transformados.

O momento atual é imprescindível para que os abusos já cometidos sejam reparados junto às vítimas, que os casos suspeitos sejam investigados, que abusadores sejam punidos e que nasça uma nova mentalidade onde a prevenção e o combate aos abusos sejam prioridades e se tornem realidade.

O meio mais eficaz de prevenção de abusos é a formação!

Tanto a formação pessoal quanto a comunitária é o que pode garantir à Igreja que sejam dados passos na direção de uma conversão profunda para vencer a “cultura de abusos” na qual ela se encontra e que o Papa Francisco tem denunciado veementemente.

 

Abusos de poder, espiritual, econômicos ou sexuais não podem ser aceitos e diante deles não pode haver omissão, conforme as orientações do Romano Pontífice a tolerância deve ser zero e não pode haver silenciamento.

 

Para colaborar com a necessidade urgente da Igreja hoje no campo de formação para a prevenção e combate aos abusos disponibilizamos a possibilidade de momentos de assessoria e cursos presenciais para seminários, casas religiosas, clero, novas comunidades e paróquias.

Temas abordados nos cursos:

Maria Teresa R. Rosa prevenção de abusos igreja católica

Maria Teresa R. Rosa é especialista em formação vocacional, prevenção de abusos e espiritualidade salesiana.

Atua como professora de cursos livres na modalidade EAD, de pós-graduação e em cursos presenciais junto às congregações, paróquias, casas de formação, novas comunidades e clero.

Desde 2019 dá aulas no Seminário Propedêutico da Diocese de São José dos Campos lecionando Formação integral e permanente e espiritualidade.

 

É a Coordenadora de Ambientes Seguros da Congregação dos Legionários de Cristo, no Brasil.

Sua formação se deu a partir da área da teologia, fez o bacharelado, no Brasil, e depois passou dois anos fazendo uma especialização na Università Pontificia Salesiana, em Roma, nas áreas de formação de formadores, acompanhamento vocacional e espiritualidade salesiana, no Instituto de Teologia Espiritual, entre os anos de 2016-2018.

Quanto aos temas de abusos em ambiente eclesial tem se formado através dos diversos diplomados realizados juntos ao CEPROME (Centro de investigación y formación interdisciplinar para la protección del menor), muitos dos quais realizados em parceria com o Instituto de Antropologia da Universidade Gregoriana (Roma), da participação em congressos internacionais para o aprofundamento e da constante busca por atualização através dos livros e artigos.

Leia o artigo

"O empenho do Papa Francisco contra a cultura de abusos".

Para saber mais sobre os cursos, envie um e-mail para contato@prevencaodeabusos.com.br

Alguns temas já oferecidos nos cursos:

Ouça as palavras do Papa Francisco

bottom of page